Segundo o dicionário Aurélio, pedagogo é o profissional ou especialista
em pedagogia; o que estuda e aplica a ARTE DE EDUCAR. A palavra pedagogo tem
origem grega, que significa paidós (criança) e agogé (condução), ou seja,
conduzir a criança ao conhecimento, ao aprendizado. Esse profissional atua em
processos pedagógicos e também educativos, ou seja, relacionados com o ensino.
Existem muitos outros ramos nos quais a presença do pedagogo é um diferencial.
Está escrito nas DCNs Pedagogia em seu Artigo 2º
Art. 2º “As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em curso de Educação Profissional na área de serviço apoio escolar, bem como em áreas nas quais sejam previstos os conhecimentos pedagógicos§ 1º Compreende-se a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.”Art. 3º O estudante de Pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.
Observando os artigos e o parágrafo, chegamos à conclusão de que ser
Pedagogo é ser um profissional que atuará em campos que exijam os conhecimentos
pedagógicos, sejam eles espaços escolares ou não, visando o apoio e execução
desses conhecimentos em diferentes atividades. O que difere a Pedagogia dos os
outros cursos além da docência, temos a parte pedagógica como forte aliado na
compreensão dessa identidade, pois apesar das licenciaturas terem essa parte
pedagógica, não têm essa relação frequente na formação.
Os currículos atuais dos cursos de Pedagogia contemplam disciplinas que
têm como conteúdo a atuação do pedagogo em espaços que não sejam os escolares,
demonstrando, mais uma vez, que a presença do pedagogo está sendo cada vez mais
solicitada, tendo em vista sua formação acadêmica. Ele pode atuar inclusive em
empresas (públicas ou privadas) e hospitais, desenvolvendo projetos
socioeducativos.
Nas empresas, há atividades de supervisão do trabalho, orientação de estagiários, formação profissional em serviço. Na esfera dos serviços públicos estatais, disseminam-se várias práticas pedagógicas de assistentes sociais, agentes de saúde, agentes de promoção social nas comunidades etc. Ampliam-se programas sociais de medicina preventiva, informação sanitária, orientação sexual, recreação, cultivo do corpo. Ano a ano aumenta o número de congressos, simpósios, seminários. Desenvolvem-se em todo o lugar iniciativas de formação continuada nas escolas, nas indústrias. As empresas reconhecem a necessidade de formação geral como requisito para enfrentamento da intelectualização do processo produtivo. (LIBÂNEO, 2007, p. 27)
Outro exemplo que podemos apontar que depende muito da atualização do
pedagogo é a atuação como educador social, pois hoje sabemos que, muitas vezes,
a educação formal necessita de uma “ajuda” para conseguir alcançar seus
objetivos. Para Petrus (2003), é papel do pedagogo detectar e analisar os
problemas sociais e suas causas bem como promover orientação e relação
institucional. A educação não formal seria a realizada em instituições
educativas fora dos marcos institucionais, mas com certo grau de sistematização
e estruturação. A educação formal compreenderia instâncias de formação,
escolares ou não, onde há objetivos educativos explícitos e uma ação
intencional institucionalizada, estruturada, sistemática. (LIBÂNEO, 2007, p.
31).
Assim o (a) pedagogo (a), educador por excelência, precisará atuar no
ambiente escolar e nas diversas instâncias educativas da sociedade (com
comprometimento social!). Para isso, ele (a) deve ter a consciência de
que está formando pessoas para o exercício da cidadania e que necessita
de comprometimento e autoformação continuada.
Os futuros pedagogos e pedagogas precisam e devem estar dispostos a
terem esta atuação e reflexão sobre capacitação e reciclagem sempre que terem
oportunidade, trabalhando com responsabilidade e tendo a visão de
fortalecimento do desenvolvimento e aprendizagem do ser humano.
Demonstrando consciência da diversidade , trabalhando em equipe e sempre com
foco de prover a educação para e na cidadania.
Ser pedagogo não é somente ter uma graduação em pedagogia, se você não sabe qual
profissão seguir, e acha que vai fazer pedagogia apenas porque é fácil, de
valor acessível ou até pelo fato de você não querer ficar sem um curso superior
e precisa se graduar em alguma coisa e escolheu pedagogia, NÃO FAÇA,
pedagogia não é apenas cuidar de criancinhas, é ser consciente que está
formando cidadãos, e para isso você deve se identificar com a profissão que escolheu.Não
seja irresponsável com si mesmo.
Referências Bibliográficas:
A arte de
ser Pedagogo .Disponível em : http://universodaspalavrasup.blogspot.com.br/2012/08/a-arte-de-ser-pedagogo.html
Educação,
Docência e Gestão. Pedagogia em Debate. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/o-que-e-ser-pedagogo-atualmente-quais-as-suas-areas-de-atuacao/56537
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO
RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura.
Disponível em :http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf
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